terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Queridos colaboradores do Ministério Infantil, no mês de janeiro tivemos um pequeno contratempo com as datas das aulinhas, e por este motivo estamos disponibilizando uma aula extra caso falte alguma aula. 
Desculpe o transtorno, Claudine, qualquer dúvida entre em contato.Muito obrigada pela compreensão.

AULA EXTRA:


O semeador e os solos – Mt 13:3-8

Alvo: Mostrar às crianças que Jesus ensinava através de parábolas para ajudar as pessoas a entender a Palavra de Deus. Mostrar que devemos ser como semeadores, plantando a Palavra nos corações de todos que conhecermos e orando para que a semente caia em solo fértil. Devemos semear a Palavra de Deus como o agricultor semeia as sementes.

História: O semeador saiu a semear, lançou as sementes e algumas caíram à beira do caminho, e as aves vieram e as comeram, uma parte caiu em um terreno cheio de pedras, como tinha pouca terra brotou logo mais assim que veio o sol as plantas secaram porque não tinha raiz, outra parte caiu junto aos espinhos e ao crescer logo foram sufocadas, porem uma parte caiu em terra boa e deu uma boa colheita
Desenvolvendo a aula:

 Berçário a 6 anos: Material necessário: Avental com vários bolsos. Em cada bolso coloque objetos para representar os diferentes tipos de solo (pedras em um, espinhos no outro, terra fértil em um terceiro), deixe umas sementes em um outro bolso e prepare uma tampa de caixa de camisa ou caixa de areia para ir organizando o cenário .Coloque um passarinho em um outro bolso (pode ser de EVA, de plástico).Tenha umas mudas de plantas bem pequeninas para representar as plantas da semente que frutificou . Prepare a caixa com areia, e no centro terra batida (pode ser barro) formando um caminho.
OBS: senão tiver avental pode adaptar com várias caixas,o importante é o contato das crianças com os vários tipos de solos.
Certo dia, Jesus saiu de casa e foi à beira do lago da Galiléia. Enquanto falava, juntou muita gente ao seu redor e Ele teve que entrar em um barco. Sentou-se ali, começou a ensinar e contou a seguinte história: Certo homem saiu a semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho e os passarinhos comeram tudo (ter a caixa em uma posição visível a todos e à medida que for falando vá retirando os objetos do bolso: sementes, pássaro, etc). Outras sementes caíram num lugar que havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimaram as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em boa terra produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um (colocar as plantinhas na terra fértil).
Quando Jesus acabou de ensinar, os discípulos se aproximaram de Jesus e pediram que explicasse o que Ele queria ensinar com aquela história. Jesus então lhes explicou dizendo:
As pessoas que ouvem a mensagem do reino de Deus, mas não entendem, são como as sementes que foram semeadas a beira do caminho. O Anjo mau vem e tira o que foi semeado no coração delas. As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz e, quando, por causa da mensagem chegam os sofrimentos e a perseguição, elas logo abandonam a sua fé.Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. Porém, as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem. Essas pessoas dão fruto para o Reino de Deus.
Que tipo de coração é o seu? Vamos pedir hoje mesmo que Jesus nos dê um coração pronto para escutar a mensagem e praticá-la.

  Versículo para decorar:"Fui eu que os escolhi para que vão e dêem frutos." Jo 15:16

Sugestão de Atividade 1: 2 a 6 anos
As crianças irão plantar feijão no algodão, dentro de um copinho de café e levar para casa para acompanhar o crescimento. Material necessário: 1 copo plástico descartável; cerca de 5 gramas de algodão esterilizado;  1 grão de feijão e água. Como plantar: primeiro você precisa umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável com o algodão umedecido. Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos. Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer. Mudando de lugar :Explicar para as crianças que quando o feijão atingir cerca de 20cm, é a hora de retirar o feijão do copo pois ele já esta bem grandinho e a reserva nutritiva já acabou. Se ele continuar no algodão pode até morrer. Então deverá procurar um lugar com bastante terra, cavar um buraco de cerca de 10cm de diâmetro, por 10cm de profundidade e regar bem!
Professor: O ideal é levar 3: plantar um na aula para as crianças verem, depois mostrar um que já está crescendo e depois o que já cresceu.

Sugestão de Atividade 2: 7 a 9 anos
As crianças farão colagem de sementes no papel sulfite formando flores, árvores e plantas. Leve um modelo pronto para as crianças fazerem igual, como os modelos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário