sábado, 5 de janeiro de 2013

AULA 5 - INÍCIO SÉRIE ESPECIAL:


AULA 5 - INÍCIO SÉRIE ESPECIAL: 

SE VOCÊ PUDESSE VER O QUE EU VI! –

A HISTÓRIA DE JESSÉ

aula do dia 16.01.13 quarta-feira e 19.01.2013 sábado

*Sobre a Série Se você pudesse ver o que eu vi...  Cada dia, vocês deverão dramatizar um personagem que contará sob a sua ótica a vinda de Cristo, possibilitando que as crianças não só conheçam, mas vivenciem a história. Se você quiser, faça um cenário especial, para que ao entrar na sala as crianças de fato sintam-se nos tempos de Jesus. Tio, não conte a história do personagem, mas seja o próprio, se possível faça a caracterização. No blog, encaminharei as máscaras dos personagens. Boa aula.
Inicie com uma roda de conversa. Pergunte como foi a semana das crianças, o que fizeram de bom, como foi na escola. Questione também se algum deles gostaria de compartilhar com a turma algo que sabem que desagrada o coração de Deus. Após esse momento inicial, pergunte quem gosta de viajar... Hum, eu gosto muito! Então, preparem seus camelos, pois hoje faremos uma viagem no tempo em que Jesus viveu.

Leia Genesis 3. Dramatização: Oi! Eu sou Jessé, sou um garoto como qualquer um de vocês. Se você me conhecesse, diria que sou um menino. De fato, eu ajudo meu pai nos negócios de venda de azeite. Tento estudar bastante e me comporto bem... Pelo menos a maior parte do tempo. O problema é que, às vezes, piso na bola... Solto uns palavrões, brigo com minhas irmãs, ou colo na prova (aproveite e dê exemplos condizentes com a realidade da criança). Também sou conhecido por inventar histórias que prejudicam os outros, fico triste quando faço essas coisas, porque sei que Deus chama isso de pecado.
Meu pai não gosta quando eu peco. Mas, sabe o que mais me incomoda? É que sei Deus também não gosta. Aprendi, que com a história de Adão e Eva que a punição de Deus por apenas um pecado é a morte. Por isso, a minha família oferece sacrifícios a Deus, animais morrem para tomar castigo por nossos pecados (Explique rapidamente que antes de Jesus, as pessoas precisavam sacrificar animais, se quiser dê o exemplo de Abraão que por obediência sacrificaria Isaque ao invés de um animal). Mas, meu pai diz que os sacrifícios não durarão para sempre... eu estava até pensando... não deve haver ovelhas suficiente para levar o castigo de todas as pessoas do mundo, não é mesmo?
Aprendi algo que encheu meu coração de esperança, ouvi dizer que Deus prometeu enviar um sacrifício perfeito – um Salvador que tomará a punição pelo pecado, uma vez só e para sempre! Esta é uma boa nova pra mim, que sou cheio de falhas, mas ainda estou preocupado. E se este Salvador não vier logo? Como posso saber se Ele realmente virá algum dia?



 ATIVIDADE AULA 5  (7 A 9)

Jessé tem algumas boas perguntas, não tem? Se ele pudesse ouvir a história de Maria, ele saberia que a promessa de Deus se tornou real, alguns anos depois. Pegue uma caixinha em forma de coração e escreva no fundo: ORAÇÃO RESPONDIDA. Encha a caixinha com papel sujo e amassado. À medida que você for falando, vai tirando a sujeira da caixinha, até que as crianças possam ver o que está escrito no fundo dela. Devemos pedir a Deus para nos mostrar se existe pecado em nosso coração, assim como Jessé reconhecia as suas falhas, feche os olhos e converse um pouco com o Senhor sobre as duas- porque nós mesmos não podemos ver. (mostre a caixinha cheia) Você gosta de ser enganado por alguém? É horrível não é? Então tenha cuidado para não ser enganado por você mesmo! Peça para o Espírito Santo lhe mostrar se você tem pecado escondido no seu coração. Se você descobrir não guarde para você, confesse logo, pois além de sujar seu coração, impede que suas orações cheguem até Deus. Então vamos ver como está a caixinha agora, (mostre a caixinha vazia) é assim que devemos nos apresentar a Deus, uma vez que já conhecemos o Messias – Vazios de pecados! Leia 1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.


 ATIVIDADE AULA 5 - 2 à 6 anos

Pinte o desenho em que a conversa agrada a Deus!






Nenhum comentário:

Postar um comentário