sábado, 5 de janeiro de 2013

AULA 6 - SÉRIE ESPECIAL: SE VOCÊ PUDESSE VER O QUE EU VI!– A HISTÓRIA DE MARIA


AULA 6 - SÉRIE ESPECIAL: 

SE VOCÊ PUDESSE VER O QUE EU VI! – 

A HISTÓRIA DE MARIA


aula do dia 20.01.13 domingo

*Sobre a Série Se você pudesse ver o que eu vi...  Cada dia, vocês deverão dramatizar um personagem que contará sob a sua ótica a vinda de Cristo, possibilitando que as crianças não só conheçam, mas vivenciem a história. Se você quiser, faça um cenário especial, para que ao entrar na sala as crianças de fato sintam-se nos tempos de Jesus. Tio, não conte a história do personagem, mas seja o próprio, se possível faça a caracterização. No blog, encaminharei as máscaras dos personagens. 
Boa aula.
Inicie com uma roda de conversa. Quem aqui gosta de ir a casamentos? Eu gosto muito, amo ver a noiva, a decoração... A gente pode colocar um roupa bem bonita! Deixe as crianças comentarem. Retome rapidamente a história do último personagem. A nossa personagem de hoje estava preparando o seu casamento, mas algo mudou de vez a sua história. Então, preparem seus camelos, pois hoje faremos uma viagem no tempo em que Jesus viveu.

Leia Mateus 1:18-24; Lucas 1:26-38. 
Dramatização: Eu ainda me lembro daquele dia com se fosse ontem! Eu estava ocupada com os planos para o meu casamento. Logo eu iria me casar com José. Porém, de repente, algo totalmente inesperado aconteceu, mudando o meu mundo para sempre. 
O anjo Gabriel apareceu para mim. Suas primeiras palavras foram: “Alegra-te muito favorecida! O Senhor é contigo.”. Aquela mensagem não fez muito sentido para mim – não entendi porque o anjo me cumprimentou daquele jeito. Ele sabia que eu estava confusa.Então disse pra eu não ficar com medo. Aí, ele falou que eu havia achado favor da parte de Deus. Deus se agradara de mim. Disse também, que eu daria à luz um menino, que seria grande e o seu reinado nunca teria fim. Rapidamente eu disse ao anjo, que eu ainda não poderia ter filhos, pois ainda não tinha me casado. anjo me disse que este milagre aconteceria por do Espírito Santo e pelo poder de Deus. O bebê seria Filho de Deus, o Salvador prometido! O anjo até me disse o nome do bebê – Jesus. Quando eu contei para José o que estava acontecendo, ele simplesmente, não acreditou em mim. Ele decidiu terminar nosso compromisso de casamento. Ele planejou fazer isso secretamente, porque era um homem muito bom. 
Mas, bem a tempo, um anjo apareceu a ele durante uma noite em sonho dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Bem, vocês podem imaginar o restante. Fomos em frente com o casamento. Os meses se passavam rapidamente e logo eu teria aquele bebê muito especial, o Filho de Deus. 
Mas, antes do bebê nascer, soubemos que César Augusto, o imperador, decidira fazer um censo. Tínhamos que retornar para nossa cidade para nos registrarmos. Empacotamos o que precisávamos e nos dirigimos a Belém. A viagem foi difícil, mas finalmente chegamos. Ao chegarmos, eu percebi que o meu bebê nasceria logo. A cidade estava lotada de visitantes que também precisavam se registrar. À porta de cada hospedaria, José ouvia as mesmas palavras: aqui não há lugar! Finalmente, um hospedeiro, se comoveu com a nossa situação e nos mostrou uma estrebaria atrás de seu hotel. Num lugar onde as pessoas deixavam seus animais, nasceria o Filho de Deus. Pelo olhar carinhoso de José, eu sabia que Deus já o preparava para amar aquele menino. Eu o enrolei em faixas de pano que eu mesma trouxe. Descobrimos que a manjedoura cheia de feno era um berço perfeito. Ele coube direitinho! Eu não podia tirar meus olhos dEle – pensar que Deus, o Deus de toda criação, escolheu deixar para trás tudo o que tinha no céu para se tornar pobre e frágil bebê aqui na terra! Por que Ele faria isso? Havia somente uma razão – Ele era o único que podia nos salvar de nosso pecado. Este bebê cresceria para ser o meu Salvador, o Redentor de todos que cressem Nele. Finalmente Ele chegara!  
Se você pudesse ver o que eu vi naquele Natal, você creria que a promessa de Deus se tornara real. Assim como Maria era apaixonada pelo seu lindo bebê – Jesus, nós também devemos amá-lo de todo coração, afinal Ele nasceu com a missão de trazer salvação para mim e para você. Porque estávamos separados de Deus por causa do pecado. Jesus veio para dar a sua vida, morrendo na cruz, para nos dar a vida eterna. Você acha que Jessé ficaria feliz ao ouvir a historia de Maria? Eu acho que sim! Mas, ele poderia se perguntar como este Salvador seria? Afinal de contas, Jessé não era rico, nem o mais inteligente ou popular. Será que este Salvador se importaria com alguém tão novo como ele?





ATIVIDADE AULA 6  





Nenhum comentário:

Postar um comentário