sábado, 9 de março de 2013

LIÇÃO 8: PROFETAS – JOÃO BATISTA Aula do dia 27.03.13 quarta-feira e sábado dia 30.03.13


LIÇÃO 8: PROFETAS – JOÃO BATISTA

Aula do dia 27.03.13 quarta-feira e sábado dia 30.03.13

Leia:

O dom de profecia é a capacitação sobrenatural derramada por Deus em determinados cristãos, a fim de que recebam e transmitam uma mensagem imediata da parte de Deus ao Seu povo e à Sua igreja, através de palavras inspiradas pelo Espírito Santo e cheias de autoidade, poder e unção. É uma mensagem de Deus transmitida pela atuação do Espírito Santo.

Segui o amor e procurai com zelo os dons espirituais, nas principalmente os de profetizar.” I Coríntios 14:1

O profeta é aquele que recebe a mensagem de Deus e a transmite em sua integra. Ele fala as verdades reveladas diretamente por Deus, buscando exortar, endireitar e manter a igreja e seus líderes dentro da visão já estabelecida por Ele. 
Normalmente, em um primeiro momento, a igreja resiste ao profeta, pois ele jamais amolece diante do pecado: jamais o acaricia, antes o confronta com veemência toda forma de pecado existente. 

Uma das missões do profeta é preparar a igreja para o momento do arrebatamento, por meio de suas exortações e correções.

Durante esta semana falaremos sobre o dom de profecias, como vimos no texto acima (da apostila do curso Mergulhando na Palavra), o profeta muitas vezes trás “recados” da parte de Deus que muitas vezes não queremos ouvir, mas suas palavras de correção e exortação trazem concerto e pureza para a noiva de Cristo.

Pergunte para as crianças, se elas conhecem um profeta da Bíblia. Deixe-as comentarem, aproveite e questione se elas sabem o que ele faz? 
Qual a sua função no Reino.
 Após este momento inicial, explique a partir do quadro acima, se preferir faça um pequeno quadro com as características, para que fique tudo mais claro, relacione com a história abaixo.

Leia Isaías 7, 9, 53. Isaías era um profeta, e o seu trabalho era contar às pessoas o que Deus disse. As pessoas não queriam sempre saber as palavras de Deus, mas Isaías nunca as ignorava. Isaías pregou durante o reinado de quatro diferentes reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. 
Uzias, rei que governava a terra de Judá, na cidade de Jerusalém, foi abençoado, no começo por Deus, mas depois ele se tornou orgulhoso e parou de obedecer a Deus. 
Por isso, ele se tornou leproso e viveu sozinho até a sua morte. Seu filho Jotão ficou no seu lugar. 
Deus abençoou Jotão porque ele ouvia o que Deus falava por Isaías e pelos outros profetas. O filho do rei Jotão se chamava Acaz. não ligou para Deus, ele adorou ídolos e falsos deuses e fez com que o povo de Deus fizesse o mesmo. Isaías o advertiu, Acaz não escutou os avisos de Deus. 
Ele morreu com apenas 35 anos de idade. Deus abençoou o próximo rei, o rei Ezequias, porque ele removeu todos os ídolos e deuses falsos, e adorou o Deus verdadeiro. 
Um dia, Isaías teve uma visão, (que é uma espécie de sonho quando você está acordado), e contou ao povo, coisas maravilhosas como sobre uma pessoa que seria um libertador forte e viria para salvá-los do pecado e de todos os inimigos. 
As pessoas judaicas chamavam essa pessoa de Messias. Apesar de eles estarem esperando Deus enviar o Messias, muitas pessoas viviam como se ele nunca fosse vir. Todas as coisas que Isaías disse sobre o Jesus estão escritas na Bíblia, embora Isaías tenha escrito todas essas coisas centenas de anos antes de Jesus nascer, todas as coisas que ele escreveu vieram a acontecer.

Isaías disse que o próprio Deus daria um sinal, ele disse: “Eis que a virgem terá um filho, e ele se chamará Emanuel” (Isaías 7:14, essa profecia foi confirmada em Mateus 1:23) .
 “As pessoas sabiam que Isaías falava sobre o Messias, porque uma mulher não podia ser virgem e ter um filho, e Emanuel significa” Deus conosco”. Isaías disse: 
“Para nós uma criança nasce, para nós é dado um filho, e o governo estará sobre os seus ombros, seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da paz” (Isaías 9:6, Mateus 2:2). 
Isaías estava tão certo de que as promessas de Deus se tornariam verdade, que ele falou como se o evento já tivesse acontecido, isso é chamado de profecia. Isaías disse que o Messias seria grande e faria coisas grandes. Deus também disse a Isaías para dizer ao povo que o Messias iria sofrer, ser preso, condenado e levado para ser morto, por causa dos pecados do nosso povo e ser condenado à morte (Isaías 53:8, Marcos 8:31).

Isaías poderia ter imaginado como o Messias poderia ser grande e poderoso e ao mesmo tempo fraco e ferido. Mas Isaías não discutiu com Deus. Ele apenas repetiu o que Deus lhe mandou dizer. Messias estava chegando e ele viria para abençoar a todos e levar a salvação aos confins da terra. 

O Profeta Isaías foi o homem que Deus usou para contar às pessoas sobre a chegada de Jesus! E da mesma forma hoje Deus quer nos usar como verdadeiros profetas para anunciar para a nossa família e amigos o nascimento, a morte e a vinda de Jesus.
Como cristãos nós temos essa responsabilidade de proclamar o evangelho para as pessoas.

Atividade: Vamos fazer um cartão com o nome Jesus? Use lantejoulas, tiras de revistas, palitos, gliter, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, use a criatividade, deixe as crianças escolherem o seu material. Tudo o que estiver disponível para que as crianças façam um cartão bem bonito com esse nome que esta acima de todo o nome!


Sugestão para atividade:











Nenhum comentário:

Postar um comentário