sábado, 9 de março de 2013

Aula 5


LIÇÃO 5: PASTORES – PEDRO


Aula do dia 17.03.13 domingo

Leia:

O dom de pastor é a capacitação sobrenatural derramada pelo Espírito Santo sobre determinados cristãos, para que liderem grupos, sendo responsáveis pelo trabalho na alimentação de almas, no ensino, na cura de feridas interiores, no crescimento espiritual, no acompanhamento de vidas, no discipulado, encaminhamento aos diversos membros dentro da igreja, dentre tantas outras funções, no decorrer de uma vida inteira.

Aquele que tem esse dom é habilitado a cuidar e dar instruções espirituais aos membros da igreja, tornando-se pai do rebanho e referência para a vida deste, por anos e anos. O trabalho do pastoreio é de médio e longo prazo, bem como demanda muito tempo e dedicação.

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.” I Pedro 5:2

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Atos 20:28
Durante esta semana falaremos sobre o dom de pastoreio, como vimos no texto acima (da apostila do curso Mergulhando na Palavra), ninguém pode querer tonar-se pastor por vontade própria, uma vez que é um chamado guiado pelo Espírito Santo, um dom. O pastor fica bem próximo as “ovelhas” (membros da igreja), ele dá o suporte necessário, seja pregando, fazendo visitas, orando, e etc. Como podemos ver na história abaixo, Pedro estava próximo das pessoas, aconselhando e pregando e não hesitou em largar o que estava fazendo para atender o chamado especial do Senhor.

Pergunte para as crianças, se elas conhecem um pastor. Deixe-as comentarem, aproveite e questione se elas sabem o que ele faz? Qual a sua função no Reino. Após este momento inicial, explique a partir do quadro acima, se preferir faça um pequeno quadro com as características, para que fique tudo mais claro, relacione com a história abaixo.

Leia Atos 10:1-8; 24-28. Na cidade de Cesárea havia um homem chamado Cornélio, que era comandante de um batalhão romano chamado “Batalhão Italiano”. Ele era um homem religioso; ele e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus. Um dia, ali pelas três horas da tarde, Cornélio teve uma visão. Ele viu claramente um anjo de Deus, que chegou perto dele e disse: — Cornélio! Ele ficou olhando para o anjo e, com muito medo, perguntou: — O que é senhor? O anjo respondeu: — Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você. Agora mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem o homem chamado Simão Pedro. Ele está hospedado na casa de outro Simão, um curtidor de couros que mora na beira do mar.

Quando o anjo foi embora, Cornélio imediatamente chamou dois empregados e um soldado que estava a seu serviço e que era um homem religioso. Cornélio contou a eles tudo o que havia acontecido e mandou que fossem a Jope. 
No outro dia chegaram à cidade de Cesárea para convidar Pedro a ir à casa de Cornélio. Pedro ouviu a Deus e aceitou o convite para pregar a Palavra na casa de Cornélio. Então Cornélio, que tinha certeza que Pedro viria, convidou os parentes e amigos mais íntimos para ouvir Pedro.  
Quando Pedro ia entrando, Cornélio veio ao seu encontro, ajoelhou-se e curvou a cabeça diante dele. Mas Pedro fez com que ele se levantasse e disse:
 — Fique de pé, pois eu sou apenas um homem como você. Enquanto conversava com Cornélio, Pedro entrou na casa e encontrou muita gente reunida ali. Então disse a todos: 
— Vocês sabem muito bem que a religião dos judeus não permite que eles façam amizade com não-judeus (gentios) ou entrem nas casas deles.
 Mas Deus me mostrou que eu não devo julgar ninguém, que todos os povos e nações devem ouvir da palavra de Deus. E que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo Seu nome.  E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra. E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Depois as pessoas pediram-lhe que ficasse com eles por alguns dias, ensinando mais sobre a Palavra de Deus.

Cornélio era um homem que amava a Deus, ele sempre orava e ensinava as pessoas a adorar a Deus. Ele tinha um coração muito generoso, era um homem muito bom, mas não conhecia Jesus, o Salvador. Então Deus ouviu as suas orações e fez com que Pedro fosse a casa dele falar do amor de Jesus e todos se converteram. Muitas pessoas são boas e generosas como Cornélio, mas sem Jesus elas não podem ter a salvação, faça como Cornélio, que através das suas orações, alcançou a sua salvação e de toda a sua família e amigos, ore sempre por todas as pessoas que você conhece.

Sugestão de dinâmica: De dentro para fora – Você não pode dizer como uma pessoa é por dentro apenas olhando essa pessoa por fora. Isso era certamente verdade a respeito de Cornélio. Pegue uma banana e faça pequenos furinhos com um palito de dente. Do lado de fora a banana parece igual, não é? Mas do lado de dentro ela esta perfurada. Mergulhe a banana (já descascada) em uma calda (de sorvete, de chocolate, no mel e etc.). Aparentemente ela esta igual, mas por dentro agora ela tem um sabor super especial. Que tal orar e pedir para Deus mudar o nosso interior?

Atividade: Cornélio contou uma coisa boa a todos: ”o amor de Jesus” faça um telefone sem fio, falando uma frase de benção para o seu coleguinha passando de um por um até chegar ao último. Ex. “Jesus te ama, O Senhor nos dá alegria, Jesus é a nossa luz, etc.”




Um comentário:

  1. TITIAN NITRIDE: A MOHEGAN ONLINE GAMING - TITIAN
    In trekz titanium the Tieti Valley, the first casino burnt titanium to adopt a virtual titanium earrings hoops poker titanium sheet game for virtual gaming, TITIAN NITRIDE is located near the town titanium rod in leg of Marikona.

    ResponderExcluir