sábado, 9 de março de 2013

LIÇÃO 7: EVANGELISTAS –JOÃO BATISTA


LIÇÃO 7: EVANGELISTAS –JOÃO BATISTA

Aula dia 24.03.13 domingo

Leia:
O dom de evangelista é a capacitação sobrenatural derramada pelo Espírito Santo sobre determinados cristãos, a fim de que eles compartilhem do evangelho de Jesus Cristo com os incrédulos, em qualquer circunstância, em qualquer tempo, em qualquer lugar, em qualquer situação de tal modo que os ouvintes reconheçam a Bíblia como verdade.

Os evangelistas são pregadores da palavra que não perdem uma oportunidade para falar do amor de Deus, fazendo isso com grande facilidade, apresentando o Evangelho com uma clareza e facilidade incríveis!
 Eles sentem a responsabilidade pela salvação daqueles que, até então, não são salvos. Através da graça e da autoridade que há nas palavras deles, os incrédulos, convertem-se ao Senhor Jesus e iniciam uma vida de mudança e de caráter.

E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.” Atos 8:40

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” II Timóteo 4:5

E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.” Atos 21:8

Durante esta semana falaremos sobre o dom de evangelismo, como vimos no texto acima (da apostila do curso Mergulhando na Palavra), o evangelista é apaixonado pela Palavra de Deus, e não desperdiça nenhuma oportunidade.
O Espírito Santo os usa com poder, fazendo com que eles tenham grande facilidade e clareza para falar as Boas Novas.

Pergunte para as crianças, se elas conhecem um evangelista. Deixe-as comentarem, aproveite e questione se elas sabem o que ele faz? Qual a sua função no Reino.

 Após este momento inicial, explique a partir do quadro acima, se preferir faça um pequeno quadro com as características, para que fique tudo mais claro, relacione com a história abaixo.

Leia Mateus 3:1-17. 
Naquele tempo João Batista foi para o deserto da Judéia e começou a pregar, dizendo: 
- Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
 A respeito de João, o profeta Isaías tinha escrito o seguinte: 
“Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar!
 Abram estradas retas para ele!” João Batista usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. 
Os moradores de Jerusalém, da região da Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão iam ouvi-lo. 
Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão.
Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados por ele, disse: —Ninhada de cobras venenosas!
 Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? 
Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados.
 E não digam uns aos outros: “Abraão é nosso antepassado.” 
Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão! 
O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz.
 Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. 
Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo. 
Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias dele. 
Com a pá que tem na mão ele vai separar o trigo da palha. 
Guardará o trigo no seu depósito, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga. 

Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: 
- Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?
Mas Jesus respondeu: 
- Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou. 
Logo que foi batizado, Jesus saiu da água.
 O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:
 - Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
João Batista foi chamado por Deus para dar um boa notícia às pessoas. A boa notícia era a vinda de Jesus, que viria para perdoar os pecados e dar a salvação, a vida eterna a todos que O aceitassem! 
Hoje nós podemos nos identificar com João Batista. Nós estamos aqui na terra para proclamar as boas novas, dar as boas notícias do reino de Jesus, falar do Seu amor e de uma vida nova que Ele tem para oferecer a todos! Ore e peça sabedoria ao Senhor para anunciar as boas novas de paz e perdão!

Atividade: Monte um jornal da TV com as crianças. Distribua as tarefas: repórter (quem vai entrevistar), o entrevistado, quem vai escrever as notícias, apresentadores, câmeras, quem vai preparar o cenário, etc. A cada tarefa coloque uma ou várias crianças para participar. Pode usar recortes de jornais, de revistas ou desenhos para usarem na reportagem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário