sábado, 29 de dezembro de 2012




AULA 1: UMA MENSAGEM ESPECIAL

Dia 02.01.2013 quarta  e dia 5.01.2013 sábado


Inicie com uma roda de conversa. Questione as maneiras pelas quais o Senhor se revela a nós, dê espaço para que elas possam dar testemunhos pessoais. Compartilhe também, a maneira especial como o Espírito Santo te impactou, pode ser um sonho, uma palavra de revelação, a partir a leitura da palavra... Aproveite o momento para dizer que o Espírito Santo é o nosso melhor amigo, e que Ele deseja estar pertinho, em comunhão o tempo todo. Explique, é possível ser amigo de alguém com quem nunca falamos? Claro que não, certo? Da mesma forma que conversamos com nossos amigos de escola, do prédio... Jesus deseja desesperadamente por nossa atenção. Introduza a história dizendo que conheceremos um pouco mais sobre a história de uma mulher que era muito amiga do Senhor (afinal a Bíblia relata que o Senhor achou graça em Maria). Além do mais, Deus enviou um anjo para dar um recado muito importante para Maria!

Leia Lucas 1:25-37. Certo dia, Deus enviou um anjo chamado Gabriel para falar com a futura esposa de José. Seu nome era Maria. Nessa ocasião, ela ainda não era casada e ainda não possuía filhos. Estava apenas comprometida com José, o homem que amava. O anjo foi até Maria e disse: - Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Maria ficou muito assustada com as palavras do anjo, sem saber o que elas significavam. O anjo disse, porém: - Não temas, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz a um filho, a quem chamarás de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Seu reinado não terá fim.
Como será isto? Perguntou Maria ao anjo. Ele disse que isto aconteceria por meio do Espírito Santo de Deus. Maria disse – Eu sou serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a Tua palavra, e o anjo a deixou.

Leia 1 Coríntios 2:9.  - Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". Maria, assim como vocês, obedecia e amava a Deus! Olha que futuro maravilhoso o Senhor reservou para esta mulher! Maria teve o privilégio de cuidar, alimentar, educar e conviver com Jesus! Assim como Maria estava atenta ao chamado do Senhor, recebendo com alegria o chamado de cuidar do Messias, devemos manter nossos ouvidos e corações abertos para escutar a voz do Espírito de Deus! O Senhor quer revelar-se a nós, mostrar mais do seu imenso amor (traduzido na figura de Jesus, Leia João 3:16). Ore com as crianças e peça que elas possam ter a sensibilidade necessária para escutar a voz do Senhor e assim como Maria cumprir os seus chamados.


Atividade aula 01




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Aula para dia 26.12.2012


Sala 2-3

Aula 1 – Jesus nasceu

·         Ideia principal: Jesus era um bebê muito especial. Natal é o aniversário de Jesus.

·         Referências bíblicas: Deram a Ele o nome de Jesus. Lc 2:21; Is 60:1-5; Lc 1:56 e Lc 2:20

·         Na mesa colocar uma caixa de sapato com palha e uma boneca.
·         Levar uma foto ou desenho de berço dos tempos atuais e a manjedoura de Jesus.
·         Fazer um cartaz com os elementos da história.
·         De cartolina, recortar símbolos de Natal, manjedoura, anjo, ovelha... flores e folhas secas também servem.Separar também papel e giz de cera.

Desenvolvimento da aula:
1.    Falar sobre bebês. Quem gosta de bebezinhos? Que comidinhas o bebê mais gosta? O choro do bebê é alto né?
2.    Hora do Louvor! Cuidado, não podemos fazer muito barulho se não o bebê acorda.
3.    Introdução – Maria e José foram a Belém por causa do recenseamento. Nossa, que palavra difícil.O rei queria contar todas as pessoas. Tia, para que as crianças compreendam, conte as coisas que tem na sala, ou se preferir prepare um cartaz para contar objetos e pessoas relacionadas com a história, por exemplo: 1 bebê, 1 mamãe, 1 papai, 1 ovelinha e etc.
4.    Contar a história: Nasce Jesus! Montar a cena com a ajuda das crianças (colocar uma boneca dentro da caixa para representar  a manjedoura e, ao contar a história, pôr os animais feitos de recortes. Vocês vão encontrar a criança enrolada numa manjedoura (Lucas 2:12). Menino Jesus, no berço de palha, quem veio te ver? O boi e a vaquinha emprestaram a manjedoura para Jesus deitar. A pombinha cantava baixinho para não acordar. O burrinho valente estava a guardar onde o neném foi ficar. Menino Jesus, no berço de palha, porque nasceu em um lugar tão simples? Das coisas simples, Deus faz a sua vontade. As estrelas no céu brilham e piscam. Com luz, tudo fica mais bonito e enfeitado. Dorme, dorme menino Jesus.

5.    Fazer um cartão de Natal com colagens, oferecer também giz de cera para as crianças complementarem.

Outras atividades relacionadas:
·         Dramatizar a história;
·         Cuidar com zelo do menino Jesus;




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

   https://www.youtube.com/watch?v=YDxRnpIbUro


O Hino

Fernandinho

Posso ouvir os passos do meu Rei
Posso escutar Seu coração
Da minha escuridão me libertou
Posso ouvir Seu Espírito clamar
Eu ouço: "filho meu, chegou tua hora de brilhar
Você nasceu pra Mim"
Eu ouço: "filho meu chegou tua hora de brilhar
Você nasceu pra Mim
Pra esse tempo"
Posso ouvir o santo som aqui
Anunciando sobre um grande Rei
Rompendo as barreiras e grilhões
Eu quero ouvir o Pai a me chamar
Eu ouço: "filho meu, chegou tua hora de brilhar
Você nasceu pra Mim"
Eu ouço: "filho meu chegou tua hora de brilhar
Você nasceu pra Mim
Pra esse tempo"
Esse o hino dessa geração
Usa-nos Deus, aqui estamos
Queremos mais de Ti, Senhor
O Teu amor nos alcançou
Ah! Jesus é Rei
Ah! me conquistou
Ah! me libertou
Pra viver uma nova história
Vamos mudar o mundoooooo!
https://www.youtube.com/watch?v=YDxRnpIbUro

quinta-feira, 29 de novembro de 2012




Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. 


Efésios 6:11-20




AULA 8 – REVISÃO


AULA 8 – REVISÃO

aula do dia 26.12.2012 quarta e 29.12.2012 sábado

Inicie com uma roda de conversa, Que roupa você acha que não devemos usar e por quê você acha isso?

Leia Salmos Efésios 6:11 (Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.). 

História à Mateus 6:9-13.
Existe um homem que sempre usou a Armadura de Deus completa, o Cinturão da Verdade, a Couraça da Justiça, a Sandália das Boas Novas de Paz, o Escudo da Fé, o Capacete da Salvação e a Espada da Palavra, esse Homem é Jesus Cristo, ele nos ensinou que devemos e podemos usar toda a Armadura de Deus. Às vezes não acreditamos que somos capazes de usar esta Armadura porque somos pequenos e fracos, mas Jesus foi uma pessoa como nós de carne e osso, mas Ele nunca mentiu, sempre falou a verdade nos ensinando como destruir as mentiras de Satanás. Ele é um homem muito justo e pregava a justiça. Jesus andou sobre a terra ensinando as Boas Novas da Paz de Deus a todos e nos ensinando a fazermos o mesmo, para agradarmos o coração de Deus. Ele sempre mostrou sua fé acreditando nas pessoas, que elas podem mudar e serem parecidas com Deus, Ele é o autor da fé é através Dele podemos ser cheios de fé para fazermos o impossível acontecer. Jesus também é o nosso Salvador, Dele recebemos o direito à Salvação que nos protege dos ataques na mente e da morte eterna e por fim, Jesus viveu sua vida para ensinar a palavra de Deus a todas as pessoas para que elas pudessem se proteger dos ataques de Satanás. Jesus nos ensinou como usarmos esta Armadura. Ele nos ensinou a orar, nos ensinou que devemos falar para Deus o quanto o amamos e precisamos Dele e como somos gratos por tudo que Ele tem feito por nós e que devemos perdoar quem nos ofendeu para sermos perdoados. Ele nos ensinou porque sabia que sem oração a Armadura de Deus não tem efeito, precisamos orar em todo tempo pedindo ajuda a Deus, sendo guiados pelo Espírito Santo e orando uns pelos outros, então seremos protegidos o tempo todo pela maravilhosa Armadura de Deus.

Todas as partes da Armadura de Deus são importantes e poderosas, mas se não tivermos intimidade com Deus através da nossa oração, não poderemos usufruir desta proteção que Ele preparou para nós e ficamos desprotegidos dos ataques de Satanás. Estas armas são Espirituais e só funcionam através de oração, intimidade com Deus, quando isto acontece somos imbatíveis e vitoriosos.


ATIVIDADE AULA 8

Para ajudar na memorização, oferte para as criança um boneco conforme modelo abaixo, peça para as crianças, completarem o desenho colando as partes da Armadura de Efésios.






AULA 7– A ESPADA DA PALAVRA


AULA 7– A ESPADA DA PALAVRA

dia 23.12.2012 domingo

Inicie com uma roda de conversa, questione que dia da semana você mais gosta e por quê? Quais atividades você mais gosta de fazer? Na companhia de quem? Dê espaço para as crianças dialogarem.

Leia Salmos 119:11 (Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.) e Efésios 6:17 (... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus). A Bíblia diz que na Armadura de Deus para a nossa vida tem uma espada que nos protege dos ataques de Satanás contra as nossas vidas.
 A palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga as vontades e os pensamentos do coração delas. Isso significa que quando lemos a Bíblia ela mostra onde estamos errando e nos corrige, a palavra de Deus também é uma arma que usamos para atacar Satanás. Jesus usou esta Espada quando foi tentado no deserto, por Satanás (Mateus 4:1-11), Ele sempre respondia usando a palavra de Deus e assim venceu o inimigo que foi embora. História à Mateus 4: 1-11.

Depois que Jesus foi batizado por João Batista, o Espírito Santo o levou ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então o diabo chegou perto dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.” Jesus, porém, respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.” Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no lugar mais alto do templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.” Respondeu-lhe Jesus: “Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” Então o diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.

Nós também temos que saber como usar a palavra de Deus para nos defender, mas para isto temos que ler a Bíblia e guardá-la em nosso coração para não pecar contra Deus. Há muitas pessoas que andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da, como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando. Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente. O Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado. Depois é preciso aprender a usá-la. É isso mesmo! A sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia, ache chato, sem graça. E às vezes, até os pais colaboram quando fazem da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia. Que desperdício! Quanta munição jogada fora! Assim como um dia o Senhor colocou na boca de Jeremias as Suas palavras (Jr 1:4-10), assim também as colocará na sua, para que você, como um guerreiro do Senhor, possa usá-la adequadamente desfazendo as obras do inferno. E então, guerreiro? Vamos treinar?


ATIVIDADE AULA 7

Faça uma espada de jornal velho, enrole o canudo conforme abaixo e cole com fita adesiva.


Depois faça o cabo conforme a figura abaixo, pode ser de EVA ou cartolina.


Material extra:












AULA 6– O CAPACETE DA SALVAÇÃO


AULA 6– O CAPACETE DA SALVAÇÃO

aula do dia 19.12.2012 quarta-feira e 22.12.2012 domingo

Inicie com uma roda de conversa, pergunte se alguém pode lhe dizer quais esportes exigem o uso de capacete? Deixe as crianças falarem. Nossa! Interessante né? É necessária a utilização de modo geral nos esportes radicais, afinal a nossa cabeça é uma parte super importante do nosso corpo e deve ser protegida. 
O capacete é bem duro, vocês sabem de que material ele e feito? Será que é de madeira? Ferro? Tio, explique que ele é feito de fibra, um material muito resistente!Vocês sabiam que Jesus quer colocar um capacete em você? Coloque o capacete, e aperte os cintos que será uma longa estrada!

Na armadura de um soldado cada peça tem o objetivo de protegê-lo e deixá-lo preparado para enfrentar os ataques do inimigo. O capacete é indispensável para qualquer soldado. No meio de uma guerra, o capacete é a garantia de proteção para a parte do corpo que controla todo o resto: a cabeça. É através da cabeça que pensamos, aceitamos Jesus como salvador e tomamos a decisão de obedecer a Deus. Se a nossa cabeça está desprotegida, todo o nosso corpo também fica desprotegido, pois se formos atingidos na cabeça em uma guerra o nosso corpo fica parado. Por esse motivo Deus fez um capacete especial que protege a nossa mente dos ataques de Satanás, o Capacete da Salvação. Este capacete não dá pra comprar em uma loja, só tem que já entregou a sua vida pra Jesus, e ai sim, ganhamos o capacete da salvação.

Mas este capacete nos protege do que? Ele nos protege de pensamentos como: “prefiro brincar na rua ao invés de ir à igreja ” ou “prefiro ficar vendo TV ou jogando vídeo game ao invés de ler a Bíblia ou orar” ou "quando sinto vontade de falar palavrão se fico bravo, ou ainda quando tenho vergonha de dizer que sou Cristão." A Bíblia diz que Jesus falou para os seus discípulos: “— Se alguém quer me seguir, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto a cada dia para morrer para a sua vontade, como eu vou morrer para a minha e me acompanhe. Pois quem coloca a sua própria vontade em primeiro lugar nunca terá a salvação; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a salvação. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a salvação e ser destruído? Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então Eu também terei vergonha dessa pessoa, quando Eu voltar na minha glória e na glória do Pai e dos santos anjos.” O Capacete da Salvação nos protege de fazermos a nossa própria vontade e nos leva a fazer a vontade de Jesus.


ATIVIDADE AULA 6 




Material extra:







AULA 5– A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ


AULA 5– A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

aula do dia 16.12.2012

Inicie com uma roda de conversa, quem aqui gosta de fazer compras? Bom, eu gosto muito! Acho muito legal ir nas lojas de sapatos! Nossa, tem cada sapato diferente, tênis, sandálias, sapatilhas, crocs, chuteiras! Tem sapato que brilha no escuro, que tem cheirinho de chiclete, com fotos de desenhos, tem também aqueles que estão super na moda e todo mundo usa! Existem também diversos números, não é mesmo, que tamanho é o seu pé? Ahh, que pena! Se fosse do mesmo tamanho do meu, eu ia pedir esse sapato emprestado, porque ele é muito lindo! Você usa algum sapato específico para ir a escola? E pra jogar futebol?

Leia Mateus 28:19 (Então Jesus disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem as boas novas de paz a todas as pessoas.), Romanos 5:1 (Justificados mediante a fé, temos paz com Deus através de Jesus) e Efésios 6:15 (… e calçados os pés nas sandálias do Evangelho da paz.). Para contar a história, complemente lendo Isaias 7: 14 e Isaias 53.

Vocês estão lembrados que estamos estudando a armadura de Deus? (deixe as crianças responderem e aproveite para fazer perguntas sobre a lição passada). Outra peça da Armadura de Deus é a sandália das boas novas de paz, esta sandália significa que Deus protege o caminho das pessoas que ensinam sobre o amor de Jesus e estão prontas para ir onde Ele as enviar para compartir as “Boas Novas” em paz, isso não significa que vocês têm que ir para outro lado do mundo evangelizar, você pode falar das boas novas de Jesus para o seu vizinho, amigos da escola, seus parentes. Você sabia que antes de Jesus nascer as pessoas já estavam anunciando a sua chegada, que ele viria e traria muita paz para todo o povo de Deus e que cuidaria deles. A Bíblia nos conta que o profeta Isaias anunciou que um menino nasceria de uma jovem virgem e seu nome seria Emanuel, sabe quem é esse menino?  (os deixe responderem) isso mesmo é Jesus. Emanuel significa Deus Conosco, que é um dos nomes de Jesus. O profeta Isaias disse também que Jesus levaria com ele as nossas dores e sararia as nossas enfermidades, que sofreria o castigo que era nosso para que tivéssemos paz, ele disse que estávamos perdidos como ovelhas desgarradas, mas Jesus viria nos procurar, que Ele seria humilhado e maltratado em nosso lugar e que Jesus, sem pecado nenhum, ofertaria a sua vida para nos justificar e nos dar a vida Eterna. E foi isso mesmo que Jesus fez por nós, pois todo aquele que aceitar Jesus como seu Salvador terá a vida Eterna. Essa história maravilhosa de Jesus não é para ser guardada somente em nossos corações e para ser compartilhada como o profeta Isaias fez. Tio, aproveite este momento e ministre a Santa Ceia.
Você que ouviu esta palavra maravilhosa, da próxima vez que você colocar seus sapatos, pense em todos os lugares que eles vão te levar e as oportunidades que você terá de falar para as pessoas sobre o sacrifício de Jesus e seu grande amor por nós, não tenha medo, pois Deus te deu sua armadura e as sandálias das boas novas de paz protegeram o seu caminho.


ATIVIDADE AULA 5 (TURMA 7 A 9)

Caça ao tesouro à Tio, antes da aula começar esconda algumas frases com tarefas e outras com brindes, todas devem ter um versículo pequeno. Peça para as crianças encontrarem as frases escondidas e realizarem as tarefas na hora que acharem. Escreva por exemplo: dê um abraço no irmão mais próximo de você, dê um pulo e grite aleluia, e os de brindes pode ser: você ganhou um pirulito, você ganhou um chocolate, você ganhou um pacotinho de doces, etc.. Peça para a criança ler o seu versículo para outra criança, este ato representa o ensinar a palavra de Deus.


ATIVIDADE AULA 5


E você? Pode ser que um dia você possa ser um missionário e vá viajar para falar de Jesus em lugares diferente. Mas hoje você pode falar de Jesus onde Deus o colocou: em casa, na escolinha, para os visinhos. Quando você fala de Jesus, esta sendo um missionário também e Deus fica muito contente. É uma alegria falar de Jesus para as pessoas!




Material extra:






quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AULA 4– O ESCUDO DA FÉ


AULA 4– O ESCUDO DA FÉ

aula do dia 12.12.2012 quarta-feira e dia 15.12.2012 sábado.

Inicie com uma roda de conversa, perguntando se as crianças já fizeram algum pedido (uma cura, um presente, etc.) para Deus com muita fé já com a certeza que Deus ia te dar e por isso eles receberam. Indague o que foi que você recebeu? Os incentive a compartilhar os seus testemunhos pessoais, explique que quando contamos o que o Senhor fez por nós, podemos fortalecer nossos irmãos em Cristo e temos também temos a oportunidade e privilégio de honrar e glorificar o nome de Deus. Faça uma pequena galeria da fé, distribua pequenos pedaços de folha sulfite, canetinhas, e lápis de cor. Peça para cada criança registrar algo maravilhoso que Deus os presenteou.
Leia Hebreus 5: 11 (em fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.), Hebreus 11:1 (A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se veem.), Lucas 17:6 (Aumenta a nossa fé) e Marcos 9:23 (Porque tudo é possível ao que crê.) – História Mateus: 9: 1 a 8.
Vocês lembram que estamos estudando a armadura de Deus?  Como é bom contar com a sua armadura e nesta semana vamos aprender sobre o Escudo da fé, esta parte da armadura e muito importante, pois protegia o corpo do soldado de dardos de fogo e flechas que eram lançadas contra o coração do soldado para matá-lo nas guerras e nós como soldados de Cristo que somos também temos que nos proteger dos dardos de fogo de Satanás, vocês sabem que dardos são estes? (deixe as crianças responderem) são pensamentos que vem na nossa mente para fazermos coisas erradas e enchem o nosso coração com o pecado. E quando pecamos trazemos pra nossa vida coisas ruins como doenças, miséria, brigas.  Jesus nos conta na sua palavra que Ele entrou num barco em um lago e foi à sua cidade. Então algumas pessoas vendo que Jesus estava na cidade logo trouxeram um paralítico deitado numa cama até onde Ele estava. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: — Coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados. Aí alguns mestres da Lei começaram a pensar: — Este homem está blasfemando contra Deus. Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: — Por que é que vocês estão pensando essas coisas más? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: — Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. O homem se levantou e foi para casa. Quando o povo viu isso, ficou com medo e louvou a Deus por dar esse poder a seres humanos e eles puderam ver que quando Jesus perdoou os pecados daquele homem, ele foi totalmente curado.
O nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico. A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ. Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos, filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé. E o que é fé? Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato. A Bíblia nos dá um outro conceito sobre fé. Em Hebreus 11:1 a Bíblia diz que: "A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se veem." Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo.
É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos? Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível? Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram: - Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6). É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas esse é o desafio: crer mesmo sem ver. Lembre-se que: "a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade e elas atuam nas regiões celestes" (Efésios 6:13). Então, nossas armas também devem ser espirituais. Eis o segredo: Se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando por nós e em tudo seremos muito mais que vencedores. Por quê? "Porque tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23).


ATIVIDADE AULA 4 (TURMA 7 A 9)

Dê um pedaço de papel, uma caneta ou lápis para todas as crianças, faça duplas e peça às crianças que conte umas para as outras um pedido de oração, algo que elas precisam muito, as oriente a escrever no papel o pedido do seu amigo, cada criança ficará responsável por orar com fé por aquele pedido. Marque com eles um tempo determinado para orarem por aqueles pedidos (uma semana ou um mês) e toda a semana pergunte quantos milagres Jesus já fez, deixe eles compartilharem.



ATIVIDADE AULA 4

contar a história do paralítico de Carfanaum com palitos de sorvete.



Material extra:







AULA 3– A COURAÇA DA JUSTIÇA


AULA 3– A COURAÇA DA JUSTIÇA

aula do dia 09.12.2012 domingo

Inicie com uma roda de conversa, questionando... alguém aqui gosta de ser enganado? Ou então gosta de ficar para trás? Dê um tempo para que as crianças possam responder. Tenho certeza que não! Mas, será que quando podemos tirar proveito de certas situações, nós somos realmente agimos corretamente ou nos aproveitamos. Quando você encontra um lápis legal na sua sala, você devolve ou pensa... achado não é roubado, quem perdeu foi relaxado! Será que isto é justo? Pensado bem... será que nós gostaríamos que se caso alguém encontrasse algo nosso esse objeto nunca fosse devolvido? Para encerrar, pergunte: Já aconteceu algo muito injusto com você? O que foi que aconteceu?

Leia Deuteronômio 16:20 (Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como herança a terra que o Senhor Deus te dá.) e Provérbios 2:8 (Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.). Relacione com a história de Zaqueu: Lucas 19:2-8. (Texto base: Efésios 6:14b). A palavra de Deus nos conta uma história de um homem que antes de conhecer Jesus era injusto com as pessoas, mas depois que encontrou Jesus fez o que era justo. A Bíblia diz que Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, (que significa justo ou puro) que era chefe dos cobradores de impostos, e não era justo no que fazia. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo.  Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: — Jesus foi se hospedar na casa de um pecador! (porque todos sabiam que Zaqueu roubava nos impostos) Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: — Escute Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: — Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. Depois que Zaqueu conheceu Jesus, a justiça de Deus entrou na vida dele, assim como Zaqueu, nós que temos a Jesus em nossos corações devemos buscar fazer sempre o que é justo para com todos.
A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça. Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Lembra da tartaruga, com aquela casca? Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. Entendeu o que é uma couraça? E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei. Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça.
Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu? Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus

ATIVIDADE AULA 3 (TURMA 7 A 9)

Tio pegue uma caixa de papelão e coloque vários objetos dentro como: chapéu, óculos de sol, panela, sapato, peça de roupa, dinheiro de brinquedo, moedas, coloque o máximo de objetos ligados à lição e peça as crianças que peguem cada uma um objeto para encenarem a história da lição, você pode fazer dois grupos que ficará ainda mais divertido.

ATIVIDADE AULA 3



 Material extra:









AULA 2– O CINTO DA VERDADE


AULA 2– O CINTO DA VERDADE

aula do dia 05.12.2012 quarta-feira e dia 08.12.2012 sábado


Inicie com uma roda de conversa, pergunte para as crianças qual foi a pior bagunça que elas já fizeram e se elas sofreram algum castigo depois? Deixe-os contarem algumas histórias engraçadas. Após um tempo de conversa, questione, se pra elas, existem mentirinha, mentira ou uma grande mentira? Dê espaço para eles contarem se eles mentem para os pais, professores ou amiguinhos. Em um primeiro momento, não expresse o que a Palavra de Deus diz sobre o assunto, os deixe opinar livremente.
 Escreva em tiras de papel algumas frases que são verdades e outras que são mentiras, como por exemplo: eu nunca minto,  Deus cuida de mim às vezes, eu sou especial, eu sou protegido pelo Pai,  eu posso perdoar qualquer ofensa, Deus perdoa só alguns pecados, etc.  Coloque cada frase dentro de uma  bexiga. Toque uma música. Peça para elas encherem os balões, fecharem e jogarem as umas para as outras, por um tempo. Depois, peça para as crianças que cada criança estoure uma bexigas e leia as frases que esta dentro. Após a leitura, peça para turma  responder se a frase é verdade ou mentira. 

Leia João 8:32 (E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará) e Efésios 6:14A (Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade.) Para facilitar, relacione com a história de Jacó e Esaú, que esta registrada no livro de Gênesis 25: 19-34, 27:1-46 e 33. Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. E ela teve dois meninos. Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Isaque amava mais Esaú, Rebeca, por sua vez, preferia Jacó. Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome, por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí. Jacó respondeu: - Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú concordou. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Um dia, Isaque, que já estava bem velho e havia ficado cego, chamou Esaú e pediu-lhe para que caçasse um animal, preparasse uma comida para ele, e depois que comesse, o abençoaria. Acontece que Rebeca escutou o que Isaque disse a Esaú. E ela queria que Jacó fosse abençoado, não Esaú, por isso pediu para que Jacó trouxesse dois cabritos para que ela preparasse a comida para Isaque. Aí Jacó disse à mãe: — O meu irmão é muito peludo, e eu não. Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar. Mas Rebeca já sabia o que fazer: pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó. Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pêlos, depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito para Jacó levar para seu pai. Quando Jacó chegou no quarto, Isaque disse: — Traga-me a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei. Jacó serviu a comida ao seu pai. Isaque comeu, e bebeu. E em seguida, abençoou o filho Jacó. Logo depois, Esaú chegou vindo da caçada. Mas quando entrou no quarto do seu pai, Isaque, soube que Jacó o havia enganado. Esaú ficou desesperado ao saber que seu irmão recebeu a bênção do pai. Mesmo assim Isaque também deu uma bênção para Esaú, mas não era tão especial como foi para Jacó. Esaú ficou com muita raiva, que prometeu se vingar do seu irmão, matando-o. Jacó ao saber disso fugiu, e Rebeca também foi castigada, pois nunca mais viu seu filho. Jacó foi morar com o seu tio Labão e acabou sendo enganado por ele: Jacó trabalhou na propriedade do tio para casar-se com a sua filha Raquel, mas o tio o enganou, e entregou Lia, a irmã de Raquel. Então Jacó teve que trabalhar mais alguns anos para poder se casar com Raquel, a quem ele amava. Passaram-se muitos anos, os dois irmãos, agora casados e com filhos, se reencontram, e fazem as pazes Jacó pediu perdão e Esaú o perdoa!
“Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade." Tio, explique que cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus. A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo. As pessoas mentem e enganam os outros com muita facilidade, acham que isso não tem nada de mais. Mas mentir é um pecado como matar, não existe pecado grande ou pecado pequeno. Pra Deus tudo o que fazemos que prejudique o nosso próximo é pecado. A Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo, por isso não devemos mentir porque somos filhos de Deus, e Deus é o pai da verdade.

ATIVIDADE AULA 2