quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AULA 3– A COURAÇA DA JUSTIÇA


AULA 3– A COURAÇA DA JUSTIÇA

aula do dia 09.12.2012 domingo

Inicie com uma roda de conversa, questionando... alguém aqui gosta de ser enganado? Ou então gosta de ficar para trás? Dê um tempo para que as crianças possam responder. Tenho certeza que não! Mas, será que quando podemos tirar proveito de certas situações, nós somos realmente agimos corretamente ou nos aproveitamos. Quando você encontra um lápis legal na sua sala, você devolve ou pensa... achado não é roubado, quem perdeu foi relaxado! Será que isto é justo? Pensado bem... será que nós gostaríamos que se caso alguém encontrasse algo nosso esse objeto nunca fosse devolvido? Para encerrar, pergunte: Já aconteceu algo muito injusto com você? O que foi que aconteceu?

Leia Deuteronômio 16:20 (Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como herança a terra que o Senhor Deus te dá.) e Provérbios 2:8 (Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.). Relacione com a história de Zaqueu: Lucas 19:2-8. (Texto base: Efésios 6:14b). A palavra de Deus nos conta uma história de um homem que antes de conhecer Jesus era injusto com as pessoas, mas depois que encontrou Jesus fez o que era justo. A Bíblia diz que Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, (que significa justo ou puro) que era chefe dos cobradores de impostos, e não era justo no que fazia. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo.  Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: — Jesus foi se hospedar na casa de um pecador! (porque todos sabiam que Zaqueu roubava nos impostos) Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: — Escute Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: — Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. Depois que Zaqueu conheceu Jesus, a justiça de Deus entrou na vida dele, assim como Zaqueu, nós que temos a Jesus em nossos corações devemos buscar fazer sempre o que é justo para com todos.
A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça. Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Lembra da tartaruga, com aquela casca? Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. Entendeu o que é uma couraça? E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei. Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça.
Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu? Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus

ATIVIDADE AULA 3 (TURMA 7 A 9)

Tio pegue uma caixa de papelão e coloque vários objetos dentro como: chapéu, óculos de sol, panela, sapato, peça de roupa, dinheiro de brinquedo, moedas, coloque o máximo de objetos ligados à lição e peça as crianças que peguem cada uma um objeto para encenarem a história da lição, você pode fazer dois grupos que ficará ainda mais divertido.

ATIVIDADE AULA 3



 Material extra:









Nenhum comentário:

Postar um comentário