terça-feira, 23 de outubro de 2012
NOVEMBRO - BERÇARIO
Berçário
O gosto da comida
* Ideia principal: O nariz e a boca nos ajudam a conhecer o mundo dos gostos e cheiros. Assim aprendemos sobre o mundo.
* Referências bíblicas: Seus ensinos são mais doces que o mel. Sl 19:10; Sl 100; Êx 12:14-16, 26-27 (História)
* Em uma bandeja colocar pedacinhos de alimentos (pão, frutas, cenoura, banana, limão, bala, sal, e etc)
* Providenciar desenhos ou fotos de alimentos em revistas, catálogos ou propagandas de supermercados. Separar um prato de papel ou círculo de cartolina, cola, tesoura e giz de cera.
Desenvolvimento da aula:
* Mostrar a bandeja de alimento. A criança pode experimentar uma das coisas e depois conversar, falando uma característica do alimento, como por exemplo: doce, amargo, azedo, seco e etc. Dizer que Deus nos fez com vários sentidos para nos ajudar a aprender sobre o nosso mundo. Com a boca, a gente fala, mas também sente o gosto da comida. Experimente!
* Apontar para o nariz. Para que serve? Respirar fundo várias vezes.
* Contar a história: A Festa da Páscoa. Por que a gente gosta tanto de festa? Ah, a comida é boa, brincadeiras, música, amigos, alegria, presentes... Jesus também gostava de festas. A festa que ele mais gostava era a da Páscoa, que é diferente da nossa, não tem chocolate! No tempo de Jesus a família toda ia para a Igreja, Depois voltavam para casa e todos ficavam em volta da mesa para uma gostosa refeição. Tinha muita comida diferente: coisas doces e gostosas, mas também coisas amargas, difíceis de engolir. Todos esperam a criança menor perguntar: “Por que nos comemos estas comidas?” E os outros respondiam: “Muito tempo atrás nossas famílias eram escravas do Egito. O rei mandava nelas. Nossos pais trabalhavam muito. Deus falou para Moisés: Tire o meu povo do Egito. Leve-o de volta para a sua terra. Foi uma grande alegria! É por isso que temos comida gostosa para festejar, mas também comida amarga para não esquecer do trabalho duro no Egito. Hoje, queremos dizer obrigado a Deus porque Ele nos salvou e nos trouxe de volta para a nossa terra.”
* Colagem:
* Estender uma toalha no chão e brincar de piquenique. (OFERECER UMA FRUTA POR DIA)
Outras atividades relacionadas:
* Mostrar duas vasilhas, uma com sal e outra com açúcar, perguntar o que tem nos vidros. Parecem iguais. Será que são a mesma coisa? Colocar uma pitada de açúcar em uma mão e sal na outra. A língua sabe a diferença, mesmo quando os olhos não percebem.
* Colocar diversas essências de alimentos em potinhos para as crianças sentirem os diversos cheiros.
Obs: a aula deve ser adaptada a linguagem dos bebês.
Todo o material sugerido para as aulas são retiradas da internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário