quarta-feira, 26 de setembro de 2012
MÊS DE OUTUBRO BERÇÁRIO
MÊS DE OUTUBRO BERÇÁRIO
TEMA: TENHO OUVIDOS PRA ESCUTAR
* Ideia principal: Deus nos deu ouvidos para escutar os sons ao nosso redor e aprender mais sobre o mundo. Os barulhos e sons podem ser bonitos e nos avisam dos perigos
* Referências bíblicas: Deus deu... Ouvidos para escutar. Pv. 20:12; Mc 7:31-37 (história)
* Providenciar desenhos ou fotos de coisas que fazem barulho: telefone, relógio, batedeira, carro, trem, animais, e etc.
* Levar uma folha de papel resistente
DESENVOLVIMENTO DA AULA
* Mostrar desenhos ou fotos de instrumentos, animais, e outras coisas que fazem barulhos distintos (relógio, carro...), Ao mostrar o desenho ou foto, as crianças imitam o som do objeto. Produzir o som de algo que fala parte dos desenhos ou fotos e pedir que as crianças apontem para o desenho correspondente ao som. Cada criança pode imitar um som enquanto as outras adivinham o que está sendo representado. “Que som você mais gosta de ouvir? Como é bom ouvir a voz da mamãe!”.
* Conversar sobre os ouvidos, para que servem... Tapar os ouvidos com as mãos e tentar ouvir algo. Imaginar como seria o mundo da gente sem som.
* Contar a história: Jesus cura o homem surdo. Se taparmos nossos ouvidos não dá para escutar nada. A Bíblia conta a história de um homem que não podia ouvir. Ele podia ver as árvores, mas não ouvia o vento sussurrar por meio das folhas. Ele podia ver os pássaros, mas não conseguia ouvir o seu canto. Ele podia ver a sua família e os amigos, mas não sabia que o que eles falavam. Um dia, Jesus veio a cidade onde morava o homem surdo. Seus amigos o levaram para ver Jesus. Eles eram bons amigos, não acham? Ele não escutou quando seus amigos pediram para Jesus curá-lo. Jesus levou aquele homem para longe das pessoas, colocou os dedos nos seus ouvidos, tocou a sua língua e orou para Deus e falou: “Abram estes ouvidos!” De repente o homem podia ouvir. O homem ficou muito feliz, Jesus é mesmo muito bom.
* Explorar os sons produzidos pelo papel. Dar uma folha de papel para cada criança. Sugerir movimentos com o papel que produzam um determinado som: esticar, abanar, bater, estalar, e etc. Dar oportunidade para a criança explorar outros sons e mostrar ou grupo.
OUTRAS ATIVIDADES RELACIONADAS
* Seguir o som dos instrumentos. Colocar uma pessoa com um instrumento em cada lado da sala (sino, tambor, cocos, e etc). As crianças se espalham pela sala e fecham os olhos. Um dos instrumentos é tocado e as crianças caminham na direção do som.
* Levar um concha grande para escutar o som do mar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário